Mantendo a alimentação saudável da criança.

Uma alimentação saudável para as nossas crianças é um dos fatores mais importantes para garantir um desenvolvimento ideal, sabemos que é na primeira infância que o desenvolvimento cognitivo, comportamental e físico ocorre, sendo assim, devemos nos atentar nas comidinhas e lanchinhos que preparamos para estes pequenos.  

Fazer com que a criança coma alimentos saudáveis pode se tornar um grande desafio, entretanto, com alguns truques e atitudes diárias é possível introduzir frutas, verduras e legumes no cardápio de forma divertida e prazerosa. 

Como fazer a criança gostar de comida saudável?  

1. Dê o exemplo 

Como a família é a primeira fonte de informação e suporte para a criança, é essencial que o bom exemplo parta dos pais e responsáveis.  

2. Tenha paciência 

É importante oferecer pelo menos três vezes o mesmo alimento quando a criança o rejeita, faça a transição entre alimentos industrializados e saudáveis de forma lenta e gradual. 

3. Deixe-os participar no preparo  

Na hora de preparar o almoço, por exemplo, peça ajuda da criança e deixe que ela explore os ingredientes e temperos. Quanto mais contato tiverem, mais dispostos estarão a experimentar novos sabores. Peça ajuda para lavar e descascar alimentos, preparar receitas de que elas gostem. 
E cá entre nós, comer algo que você mesmo preparou tem outro sabor, né? 

4. Refeições em família  

É tentador jantar na frente da televisão, almoçar em sua mesa, mas incentivar seus filhos a realizar as refeições regulares com você na mesa ajudará a reduzir os lanches e ensinará habilidades valiosas. Participar desse momento com as crianças as estimula a alimentarem-se bem. A comida fica ainda mais apetitosa se estiver bem arrumadinha e com a turma toda sentada à mesa.  

5 . Faça da refeição um momento especial  

Se antes você acrescentava o ingrediente chamado amor, agora está na hora de acrescentar outros dois: criatividade e diversão. O famoso “prato colorido” faz a refeição ficar nutritiva e saborosa! 

Para quem tiver habilidade, dá para criar os personagens favoritos do pequeno. 


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s